Home




Módulos




Módulo 1 - Docência na educação superior


Ementa: o docente universitário. A aprendizagem no ensino superior. A aprendizagem. A aprendizagem de adultos. O papel da motivação na aprendizagem. Os tipos de aprendizagem (significativa, cooperativa/colaborativa e autônoma).

Objetivos: compreender as habilidades básicas que devem possuir os docentes do ensino superior; entender os princípios básicos da andragogia e sua aplicabilidade; conceituar a aprendizagem significativa, a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem autônoma e suas aplicabilidades.

Carga horária: 60 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autor: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto - Doutorado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação Superior. Especialização em Gestão Empresarial. Graduação (licenciatura) em Pedagogia (em andamento). Graduação (licenciatura) em Filosofia. Graduação (licenciatura) em Letras – Português/Espanhol. Cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing, em Aconselhamento Psicológico e Psicopedagógico, em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em língua espanhola na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Atuação, por vários anos, como docente do ensino fundamental, do ensino médio, de pré-vestibulares e de cursos de idiomas. De 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – do SEBRAE, em Patos de Minas/MG. De 2003 a 2010, coordenou o Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM -, responsável pela orientação metodológico-didática dos docentes da instituição, onde, desde 2001, atua como docente de cursos de graduação e de especialização lato-sensu. De 2011 a 2017, na mesma instituição, foi diretor de graduação e, atualmente, é pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisador nas áreas de gestão de seres humanos (motivação e autoestima) e docência na educação superior (formação de professores). Possui experiência na coordenação de projetos e na gestão de conflitos. Há vários anos, é palestrante convidado em instituições educacionais e empresariais.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto


Inscreva-se

Ementa: ciclo didático e atuação docente. A atuação docente no ensino superior: exigências e especificidades. Planejamento: concepções, conceitos, níveis e importância. Concepções de planejamento e sua importância. Níveis de planejamento e suas características. O plano de ensino e seus elementos constitutivos. A formulação dos objetivos. Critérios para uma boa formulação dos objetivos. Níveis dos objetivos de ensino. A formulação de objetivos e a Taxionomia de Bloom. Seleção e organização dos conteúdos. Critérios para a seleção dos conteúdos. Os conteúdos segundo a sua tipologia. Metodologias de Ensino. Classificação e critérios de seleção. Recursos Didáticos. Classificação e critérios de utilização. Recursos didáticos e níveis de retenção. Processo de Avaliação.

Carga horária: 60 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Objetivos: compreender que a atuação docente requer o domínio de um conjunto de saberes didáticos necessários no processo ensino-aprendizagem; identificar as competências requeridas do professor em cada uma das fases do ciclo didático; reconhecer as exigências e as especificidades do exercício da docência no ensino superior.

Autora: A professora Maria Marta trabalha no UNIPAM, como docente, em cursos de graduação e de pós-graduação, desde 1993. De 2001 a 2008, foi coordenadora do curso de Pedagogia. De 2002 a 2010, foi vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. De 2009 a 2012, foi presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Em 2013, coordenou o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico. De 2014 a 2017, trabalhou no Nead – Núcleo de Educação a Distância -, implantando e coordenando o curso de Pedagogia EaD. Possui graduação em Pedagogia, especialização lato sensu em Administração e Supervisão Escolar, mestrado em Educação e doutorado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo, Didática, Fundamentos da Educação, Orientação Educacional e Avaliação Institucional. Atualmente, é Diretora de Graduação do UNIPAM.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Profa. Dra. Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues


Inscreva-se

[Em breve mais informações]


Inscreva-se

[Em breve mais informações]


Inscreva-se


Módulo 2 - Fundamentos da educação


Ementa: História e historiografia da educação e suas contribuições para a formação docente. Os fundamentos da educação ocidental. A educação na antiguidade Greco-romana. A educação medieval. A educação na época moderna. A reestruturação escolar na sociedade contemporânea, após o advento das revoluções francesa e industrial. Educação escolar brasileira: na colônia, no império, na primeira república, nas reformas educacionais de 1930 a 1996 e as perspectivas atuais da educação brasileira.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Rosicléia Aparecida Lopes de Faria – Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 2007); Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 2015); Graduada em Pedagogia, Licenciatura Plena, com habilitação em Supervisão Escolar, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - 2004). Experiência na docência em instituições de Ensino Superior, nas disciplinas de História da Educação, Didática, Políticas Públicas, Inspeção Escolar, Filosofia da Educação, entre outras. Experiência em Curso de Pós-Graduação e na elaboração de material para a modalidade EaD. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia no Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário de Patos de Minas – NEAD. É professora no Ensino Fundamental II – Inglês – e coordenadora do curso de Inglês Global Me. Possui artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos e em anais de eventos científicos. Áreas de interesse: História da Educação, Didática, Políticas Públicas, Filosofia, Inglês e elaboração de material para EaD.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Profa. Me. Rosicléia Aparecida Lopes de Faria


Inscreva-se

Ementa: Introdução à Filosofia mediante sua caracterização. Abordagem de ramificações da filosofia no que tange aos processos de produção, sistematização e reprodução do conhecimento. Caracterização teórica das principais correntes e categorias filosóficas que fundamentam a prática da educação ocidental e que mais significativamente contribuem para reflexões e problematizações pedagógicas. Reflexão sobre a prática educacional e a relação de ensino-aprendizagem sob prismas políticos, estéticos e éticos.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Rosicléia Aparecida Lopes de Faria – Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 2007); Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 2015); Graduada em Pedagogia, Licenciatura Plena, com habilitação em Supervisão Escolar, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - 2004). Experiência na docência em instituições de Ensino Superior, nas disciplinas de História da Educação, Didática, Políticas Públicas, Inspeção Escolar, Filosofia da Educação, entre outras. Experiência em Curso de Pós-Graduação e na elaboração de material para a modalidade EaD. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia no Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário de Patos de Minas – NEAD. É professora no Ensino Fundamental II – Inglês – e coordenadora do curso de Inglês Global Me. Possui artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos e em anais de eventos científicos. Áreas de interesse: História da Educação, Didática, Políticas Públicas, Filosofia, Inglês e elaboração de material para EaD.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Profa. Me. Rosicléia Aparecida Lopes de Faria


Inscreva-se

Ementa: A emergência do conhecimento antropológico e sociológico. Principais correntes sociológicas e antropológicas e seus pensadores. Contribuições do conhecimento socioantropológico para a educação escolar. A escola e o processo de socialização. Questões contemporâneas e desafios para a educação escolar.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autor: Thiago Lemos Silva é graduado em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de pesquisa Política e Imaginário. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, atuando nas seguintes áreas: Anarquismo, Sindicalismo Revolucionário, Biografia, Escrita de Si e Crônica.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Me. Thiago Lemos Silva


Inscreva-se

Ementa: Concepções básicas sobre o desenvolvimento humano. Teorias de desenvolvimento e aprendizagem: inatista, ambientalista e interacionista. Teorias de Piaget, de Vygotsky, de Wallon, de Freud e de Ausubel e suas contribuições para a prática educativa. Dificuldades de aprendizagem e de escolarização.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autoras: Profª Me. Máira Cristina Rodrigues - Psicóloga formada pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em 2012. Mestre em Educação. Realizou Estágio Profissionalizante II em Clínica Psicanalítica Infantil e também em Psicomotricidade. Realizou estágio Profissionalizante I em Clínica Psicanalítica com Adultos. Atua como Psicóloga no Lar de Idosas Edith Gomes desde abril de 2014. Atualmente é Supervisora Técnica e Administrativa da Clínica-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Professora e Psicóloga no Projeto UNIPAM Sênior durante todo o ano de 2013, ministrando aulas de Desenvolvimento Pessoal e Bem Estar. Auxiliar administrativa do Setor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão desde Julho de 2011. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIPAM de Dezembro de 2010 a Dezembro de 2012. Estagiária do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do UNIPAM de Dezembro de 2009 à Junho de 2011, onde realizou atividades como: atendimento ao público (alunos e professores), orientações na elaboração de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica, orientações para a elaboração do Curriculo Lattes, informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa da faculdade, dentre outros. Vice-presidente do primeiro Diretório Acadêmico do curso de Psicologia do UNIPAM. Atualmente, exerce a função de Supervisora Técnica e Administrativa da Clínica-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Currículo Lattes: [Acessar]


Profª Rejane Afonso Burgos - É graduada em Psicologia (2002), e em Economia (1987) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) . Especialista em Clínica Psicanalítica (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já foi Supervisora Técnica e Administrativa da Clínica-Escola de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Temas de interesse: psicologia escolar e educacional, formação e atuação do psicólogo escolar, educação e psicanálise.

Currículo Lattes: [Acessar]


Videoaulas: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto

Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto - Doutorado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação Superior. Especialização em Gestão Empresarial. Graduação (licenciatura) em Pedagogia (em andamento). Graduação (licenciatura) em Filosofia. Graduação (licenciatura) em Letras – Português/Espanhol. Cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing, em Aconselhamento Psicológico e Psicopedagógico, em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em língua espanhola na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Atuação, por vários anos, como docente do ensino fundamental, do ensino médio, de pré-vestibulares e de cursos de idiomas. De 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – do SEBRAE, em Patos de Minas/MG. De 2003 a 2010, coordenou o Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM -, responsável pela orientação metodológico-didática dos docentes da instituição, onde, desde 2001, atua como docente de cursos de graduação e de especialização lato-sensu. De 2011 a 2017, na mesma instituição, foi diretor de graduação e, atualmente, é pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisador nas áreas de gestão de seres humanos (motivação e autoestima) e docência na educação superior (formação de professores). Possui experiência na coordenação de projetos e na gestão de conflitos. Há vários anos, é palestrante convidado em instituições educacionais e empresariais.

Currículo Lattes: [Acessar]


Inscreva-se


Módulo 3 - Formação Geral


Ementa: A noção de linguagem como interação e o domínio de mecanismos linguísticos (gramaticais) e discursivos que permitam ao usuário da língua não só a leitura eficiente de textos variados, mas também a produção deles, a fim de que possa interagir e atuar sobre o(s) outro(s), social e profissionalmente.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autor: Professor Dr. Geovane Caixeta - Possui graduação em Letras pelo UNIPAM (1993) e mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2005). É doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. É professor do UNIPAM desde 1996. Possui experiência na área de Linguística, Leitura e Produção de Textos, Linguagem Jurídica e Semiótica Aplicada. Trabalha em diversos cursos, como Letras, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Direito e Pedagogia.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Dr. Geovane Fernandes Caixeta


Inscreva-se

Ementa: O Homem e a cultura. O homem e os aspectos biológicos e culturais. Multiculturalismo e relações étnico-raciais. História e cultura afro-brasileira. História e cultura indígena e Direitos Humanos. O conhecimento em seus diversos aspectos. Ética, moral e ideologia. Meios de comunicação de massa, tecnologia e novas mídias. Reestruturação produtiva. Globalização e Neoliberalismo. Trabalho, mercado e responsabilidade social. Grupos etários e conflitos de gerações. Lei Ambiental, ecologia e biodiversidade. Relações sociais de gênero. O feminismo no Brasil. Violência urbana e rural.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Dra. Maria de Fátima Silva Porto - Professora atuante no Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM. Doutora em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Pós-Graduação em Sociologia; Pós-Graduação em História Moderna e Contemporânea; Pós-Graduação em História do Brasil e Graduação em História. Professora aposentada na rede pública e experiência docente também em escolas particulares e confessionais. Atualmente é presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Dra. Maria de Fátima Silva Porto


Inscreva-se

Ementa: Tipos de conhecimento. Importância da pesquisa e dos processos de leitura e produção de gêneros textuais do domínio acadêmico. Adequação às normas técnicas de apresentação: normas da ABNT, instituições e revistas (plágio, citações, formatação, referências). Planejamento, produção e revisão/ reescrita de: fichamentos, resumos, resenhas, projetos de pesquisa, artigos científicos, monografias e gêneros orais - comunicações orais, seminários, apresentações de TCC/ monografia (bases teóricas e metodológicas, caracterização, partes constituintes, função social). Organização linguístico-discursiva dos textos acadêmicos: seleção vocabular, paragrafação, pessoas do discurso, coesão e coerência, marcas de autoria, modalização.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autoras: Professora Drª. Helena Maria Ferreira - Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (1993), graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Possui Curso de Especialização em Linguística pelo Centro Universitário de Patos de Minas, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Foi professora de Educação Básica nas redes municipal e estadual e coordenadora de área de Português pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (1991 a 2000). Atuou como professora (1998 a 2010) e como Coordenadora de Extensão no Centro Universitário de Patos de Minas (2001 a 2010). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Lavras. É coordenadora do Curso de Letras (modalidade presencial) e do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo Curso de Letras/ UFLA. Participou do Projeto Diagnóstico sobre o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino da Leitura em Escolas Públicas do Município de Lavras (financiado pela FAPEMIG) e do projeto Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE - CAPES). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa.

Currículo Lattes: [Acessar]


Professora Jaciluz Dias Fonseca - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) - MPE da Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade do Noroeste de Minas (2011); graduada em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2011); graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Tem graduação (em andamento) em Pedagogia, pela Universidade Federal de Lavras. Assistente em Administração da Universidade Federal de Lavras, onde participa do Grupo de Pesquisa “Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente” (FESEX), do Departamento de Educação (DED). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, e em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura. Professora Drª. Patricia Vasconcelos Almeida Professora Adjunta do Curso de Letras Português/Inglês da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2006) com doutorado sanduíche na University of Bath na Inglaterra, Mestrado em Linguística com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Líder do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias para Inovação Pedagógica ativo no CNPq.

Currículo Lattes: [Acessar]


Videoaulas: Profa. Me. Adriene Sttéfane Silva

Doutoranda em Educação na Linha Saberes e Práticas Docentes na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.Possui especialização em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2010). Graduada em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2008). Atualmente atua como docente e como Designer Educacional no Núcleo de EaD do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Currículo Lattes: [Acessar]


Inscreva-se

[Em breve mais informações]


Inscreva-se


Módulo 4 - Gestão, inovação e empreendedorismo


Ementa: Cenário do empreendedorismo. Desenvolvimento de características e habilidades empreendedoras. Inovação. Ferramentas úteis ao empreendedor. Modelos de empreendedorismo. Avaliação de oportunidades mercadológicas. Plano negócio. Acesso aos habitats de inovação.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Dra. Jorgiane Suelen de Sousa - Professora e coordenadora do Curso de Administração, Marketing e Recursos Humanos à distância no Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, possui Mestrado em Administração, na Faculdade Novos Horizontes - FNH, Pós-graduação em Gestão Empresarial e Graduação em Administração pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. É também pós graduada em Planejamento, Gestão e Implementação de Ead pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Tutora a distância no Instituto Federal de Sul de Minas - IFSULDEMINAS, com experiência em docência em cursos Técnicos, Graduação e Pós Graduação, além de ter experiência como Administradora de Empresas, palestrante e Consultora Empresarial.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Profa Dra. Jorgiane Suelen de Sousa


Inscreva-se

Ementa: Criatividade e as abordagens teóricas. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Metodologia Criativa de Solução de Problemas. Fundamentos e processo de inovação nas organizações. Aspectos legais da inovação e apropriação de seus resultados. Patentes. Inovação e temas atuais: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. O diferencial das Organizações Criativas.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Me. Adriana Ferreira Furtado - Graduada em Serviço Social pela PUC – MG, com especialização em Dinâmica de Grupos, Criatividade, pela Universidade de Bufallo/Nova York, Metodologia RCD (Resolução Criativa de Desafios), Consultoria em Recursos Humanos e Modelo de Ajuda. Pós-graduada em pedagogia empresarial, pelo CEPEMG. Mestre em Administração na PUCMinas.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Profa Me. Adriana Ferreira Furtado


Inscreva-se

Ementa: A saúde no contexto organizacional. Psicologia e segurança no trabalho. Stress no ambiente de trabalho. Legislação e normas, higiene. Ética no ambiente de trabalho. Qualidade de Vida. Programas de bem-estar e Qualidade de Vida na Empresa (QVT) na empresa.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autora: Professora Dra. Prof. Dra. Cristina Miyuki Hashizume - Professora universitária desde 2003 em cursos de Saúde e Educação. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora de Psicologia do Trabalho na UEPB. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Psicologia do trabalho, focando relações de trabalho, saúde e precarização da qualidade de vida no trabalho. É membro do grupo Trabalho e Saúde da Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação em Psicologia e membro do grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade (CNPq).

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto

Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto - Doutorado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação Superior. Especialização em Gestão Empresarial. Graduação (licenciatura) em Pedagogia (em andamento). Graduação (licenciatura) em Filosofia. Graduação (licenciatura) em Letras – Português/Espanhol. Cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing, em Aconselhamento Psicológico e Psicopedagógico, em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em língua espanhola na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Atuação, por vários anos, como docente do ensino fundamental, do ensino médio, de pré-vestibulares e de cursos de idiomas. De 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – do SEBRAE, em Patos de Minas/MG. De 2003 a 2010, coordenou o Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM -, responsável pela orientação metodológico-didática dos docentes da instituição, onde, desde 2001, atua como docente de cursos de graduação e de especialização lato-sensu. De 2011 a 2017, na mesma instituição, foi diretor de graduação e, atualmente, é pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisador nas áreas de gestão de seres humanos (motivação e autoestima) e docência na educação superior (formação de professores). Possui experiência na coordenação de projetos e na gestão de conflitos. Há vários anos, é palestrante convidado em instituições educacionais e empresariais.


Inscreva-se

Ementa: os fundamentos da psicologia. A psicologia e o mundo do trabalho. As teorias da personalidade: Skinner e o Behaviorismo (Foco no ambiente); Freud e a Psicanálise (Foco no indivíduo). Os determinantes do comportamento individual: as emoções; a percepção; a autoestima; a motivação; a resiliência. a criatividade no trabalho. A comunicação humana. Os determinantes do comportamento grupal: grupos e equipes; conflitos e negociação. O clima organizacional. A liderança nas organizações. O estresse no trabalho.

Carga horária: 80 horas

Avaliação: Teste final – 15 questões

Autor: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto - Doutorado em Educação (em andamento). Mestrado em Educação Superior. Especialização em Gestão Empresarial. Graduação (licenciatura) em Pedagogia (em andamento). Graduação (licenciatura) em Filosofia. Graduação (licenciatura) em Letras – Português/Espanhol. Cursos de aperfeiçoamento em Psicologia e Saúde Mental, em Psicologia e Marketing, em Aconselhamento Psicológico e Psicopedagógico, em Didática do Ensino Superior e em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em língua espanhola na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Atuação, por vários anos, como docente do ensino fundamental, do ensino médio, de pré-vestibulares e de cursos de idiomas. De 1996 a 2002, foi coordenador pedagógico da Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – do SEBRAE, em Patos de Minas/MG. De 2003 a 2010, coordenou o Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM -, responsável pela orientação metodológico-didática dos docentes da instituição, onde, desde 2001, atua como docente de cursos de graduação e de especialização lato-sensu. De 2011 a 2017, na mesma instituição, foi diretor de graduação e, atualmente, é pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisador nas áreas de gestão de seres humanos (motivação e autoestima) e docência na educação superior (formação de professores). Possui experiência na coordenação de projetos e na gestão de conflitos. Há vários anos, é palestrante convidado em instituições educacionais e empresariais.

Currículo Lattes: [Acessar]

Videoaulas: Prof. Me. Henrique Carivaldo de Miranda Neto


Inscreva-se