Home




Apresentação







O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) sente-se feliz e honrado em poder oferecer a seus docentes o APRIMORA: programa de aprimoramento de docentes universitários.

Sabemos que o coração de nosso Centro Universitário compõe-se de nossos alunos em interação com os nossos professores, nos mais diversos ambientes de aprendizagem. Essa interação é que torna efetiva a nossa missão de transformar pessoas e sociedade por meio da excelência na educação, criando oportunidades e desenvolvendo talentos.

Embora tenhamos a convicção de que todos aqueles que compõem nosso quadro de colaboradores são altamente capacitados e competentes no desenvolvimento de suas atividades, também estamos cientes de que sempre há espaço para a melhoria e o aprimoramento das atividades humanas, inclusive da docência.

Ainda que alguns de nós, docentes, tragamos traços que nos direcionam e favorecem o desenvolvimento das práticas didático-pedagógicas, não nascemos professores. Esse é um processo de construção contínua, balizado por um questionar e, consequentemente, um aprender constantes.

Assim, entendemos ser nosso dever oferecer aos nossos docentes oportunidades permanentes de aprimoramento em áreas que contribuam para a melhoria de nossas práticas, no âmbito do centro universitário. Nesse sentido, alegramo-nos e orgulhamo-nos do APRIMORA, um programa composto de dezoito disciplinas, agrupadas em quatro módulos.

O módulo 1, intitulado Docência na educação superior, apresenta disciplinas que tratam especificamente de assuntos relacionados à metodologia, à didática e às práticas cotidianas que fazem parte do pensar e o do agir dos docentes que atuam na educação superior.

O módulo 2, intitulado Fundamentos da educação, congrega disciplinas que versam sobre os fundamentos antropológicos, filosóficos, históricos e psicológicos da educação. Esses fundamentos permitem-nos aprofundamentos teóricos que nos possibilitam refletir com mais acuidade sobre nossas práticas didático-pedagógicas cotidianas.

O módulo 3, intitulado Formação geral, disponibiliza disciplinas cujos conteúdos ajudam-nos a ampliar nossos conhecimentos gerais, contribuindo para ampliar nossa versatilidade nos ambientes de aprendizagem, colocando-nos em contato com temas relacionados à inclusão, às acessibilidades, à leitura, interpretação e produção em língua portuguesa, bem como às questões relativas à metodologia científica.

Por fim, o módulo 4, intitulado Gestão, inovação e empreendedorismo, reúne disciplinas que tratam do empreendedorismo, da criatividade, da inovação e da qualidade de vida no trabalho, temas que tranversam nossa prática como docentes e que fazem parte do nosso “DNA institucional”.

As disciplinas do módulo 1 têm 60 horas, cada uma delas. As dos demais módulos têm 80 horas. Ao final de cada disciplina há um teste com 15 questões no qual o docente deverá alcançar o rendimento mínimo de 60 % para obterem o certificado de aprovação na disciplina. No total, são 1.320 horas!

As disciplinas compõem-se de material base para estudos, de videoaulas, de indicação de leituras e de vídeos complementares.

Cada docente, conforme suas necessidades e seus interesses, construirá sua trilha de aprimoramento, cursando aquelas disciplinas de seu interesse.

O objetivo é que, por meio do APRIMORA, conscientes de que bons docentes, também são bons aprendentes, sejamos capazes de melhorar ainda mais nossas práticas docentes, continuando a fazer do UNIPAM a maior e a melhor instituição de educação superior de Patos de Minas e da região.

Bem-vindos e bons estudos!